O 7º Grupo de Artilharia de Campanha – Regimento Olinda (7º GAC-RO) possui uma história repleta de tradições. Por intermédio do Decreto-lei nº 4.342, de 26 maio de 1942, o Presidente da República resolveu criar o 7 º Grupo de Artilharia de Dorso (7º GADo), a partir de 1º de junho de 1942.
O 7º GADo foi o precursor do atual 7º Grupo de Artilharia de Campanha - Regimento Olinda. Seu primeiro Comandante foi o Major Landerico de Albuquerque Lima, designado para comandar o 7° Grupo de Artilharia de Dorso (GADo), ainda no Rio de Janeiro. Quando o Cmt e os pioneiros da nova Unidade se deslocavam das terras fluminenses para Olinda, juntamente com seus familiares, o navio Baependy, que os transportava, foi torpedeado pelo submarino alemão U-507 próximo à costa de Sergipe. Esse triste acontecimento, ocorrido em 15 de agosto de 1942, contribuiu para a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, unindo forças com os aliados, e inserindo o Brasil na luta contra o Nazi-facismo. No naufrágio do Baependy faleceram, também, outros 131 (cento e trinta e um) militares integrantes do 7° GADo.
Em 1947, o 7º GADo passou a ser denominado 7° Regimento de Obuses 105. Esta denominação perdurou até 1° de janeiro de 1974, quando a Unidade recebeu a atual designação: 7°Grupo de Artilharia de Campanha.
Parabéns ao Regimento Olinda e aos seus integrantes do presente e do passado. Que seu futuro lhe reserve, ao impor-se pela metralha, luz e glórias eternas no cumprimento de sua grandiosa missão.
“ELES QUE VENHAM! (...) POR AQUI NÃO PASSAM!”
Redes Sociais